A crueldade de se manter aves em cativeiro

Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 6 abril, 2020

Independentemente dos motivos pelos quais algumas aves são engaioladas, para os propósitos subjetivos em questão, podemos dividir as aves em cativeiro, de acordo com sua origem em dois grandes grupos: aqueles de origem selvagem, ou seja, espécimes capturados em liberdade e as provenientes de reproduções em cativeiro, ou seja, espécimes nascidos de mães em cativeiro.

O cativeiro de pássaros selvagens nos parece, sem paliativos, uma tremenda crueldade. O maior castigo que pode ser imposto a um ser nascido livre é, precisamente, privá-lo dessa liberdade. A captura de animais protegidos e/ou ameaçados de extinção, todos os pássaros selvagens, tráfico ilegal, criação de novas aves em cativeiro para reprodução, o cativeiro atroz de perdizes e por aí vai a enorme lista de atrocidades que podemos nos deparar quando começamos a entender esse mundo da criação de aves em cativeiro.

Todos os anos, apenas na Amazônia, milhares de araras são capturadas ilegalmente e contrabandeadas das piores maneiras possíveis pelo Brasil e América Latina.

O estresse causado em aves engaioladas

Muitos fatores podem criar um estado de estresse em um pássaro. Eles são seres sencientes e qualquer mudança em suas vidas pode ter um impacto em sua saúde.

Um pássaro que muda de casa precisa de um período de adaptação para tomar novas direções e se acostumar com um novo modo de vida. Considere que você começa do zero e que pode ser uma etapa muito estressante. Agora imagina que a mudança de habitat seja para uma gaiola de menos de um metro quadrado com a privação total de voar para sempre.

Poderíamos fazer uma comparação com um uma maratonista que por um acidente de fique paraplégico e não possa nunca mais correr. Pois é, as aves podem não possuir consciência, menos-mal né, mas elas ainda sofrerão a crueldade de ter que viver uma vida inteira dentro de um lugar confinado sem poder fazer aquilo que nasceram para fazer, voar.

As aves necessitam da companhia de outras aves para poder viver

Os pássaros são extremamente inteligentes, eles têm uma capacidade notável de aprender coisas novas e, de fato, mal compreendemos superficialmente a maneira completa como eles usam seus cérebros.

Os pássaros são muito sociáveis e muitos pássaros têm a capacidade de nutrir laços com os seres humanos e até mesmo com outros animais. Porém, as aves silvestres necessitam de ter outras aves da mesma espécie para interagir pela mesma razão de serem seres extremadamente sociáveis e manter uma ave em cativeiro normalmente sempre será uma vida desastrosa para esses tipos de animais porque viverão uma vida de solidão, se conseguirem sobreviver por muito tempo.

Assim que se você está pensando em comprar uma ave silvestre para ter como animal de estimação, pense duas vezes e esteja totalmente disposto a arcar com as consequências psicológicas que esse tipo de prática poderá vir a trazer, pelo simples fato de ter um animal livre, preso em cativeiro e que, para piorar, sendo um ser tão sociável, viver longe de outras aves da mesma espécie, tornará essa prática totalmente inviável.

A tristeza dos pássaros em cativeiro

Não compre pássaros para mantê-los enjaulados e, se já os tiver, tente deixá-los em grandes aviários e não repita o erro. Você ajudará a terminar uma prática cruel.

Papagaios, periquitos e também tucanos são pássaros de lindo colorido e plumagem exótica que os tornam um dos mais vistosos da floresta amazônica, além de serem os pássaros mais inteligentes, tanto que algumas espécies podem aprender a “falar” e conseguir memorizar e repita até uma dúzia de frases e palavras diferentes.

Essas características os tornam altamente valorizados como animais de estimação, mas faz sentido separar um desses belos animais de seu local de origem para forçá-los a passar o resto de suas vidas em uma gaiola? Pode parecer para você que eles são melhores sob o seu amor e cuidado do que expostos aos perigos da selva, mas você deve considerar os danos que o tráfico ilegal de pássaros causa à natureza ou a violência contra eles ao removê-los de seu habitat.