Notice
  • There is no category chosen or category doesn't contain any items

15 filmes para assistir online que vão mudar sua forma de ver o mundo e os animais

Selecionamos aqui dicas dos melhores documentários que abordam os Direitos Animais. Alguns se detém a áreas de exploração específica, muito importante para entendermos e cobartermos cada uma diante de suas especificidades. Há filmes sobre exploração genética, perda de habitat, alimentação, domesticação, confinamento, santuários, testes em animais, sociedade de consumo... O mais clássico e completo é o Terráqueos, porém, também o mais gráfico e pesado.

 

Para assistir online, clique no nome do filme. Eles não estão em ordem de importância.

 

316744 273973575967671 1346864886 n1. Terráqueos

Filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados "provedores não-humanos". Este filme é narrado pelo ator Joaquin Phoenix (GLADIADOR e HER) e possui trilha sonora composta pelo dj e compositor Moby. Com um profundo estudo dentro das pet-shops, criatórios de filhotes e abrigos de animais, bem como em fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entreterimento, e finalmente na carreira médica e científica, TERRÁQUEOS usa câmeras escondidas e filmagens inéditas para narrar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, as quais dependem de animais para lucrar. Impactante, informativo e provocando reflexões, TERRÁQUEOS é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais, e interesses econômicos.

 

a carne é fraca2. A carne é fraca

A Carne É Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa. “Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.” – Sinopse feita pelos produtores.

 

 

 

cowspiracy3. Cowspiracy

Documentário ambiental inovador que segue o intrépido cineasta Kip Andersen há medida que ele como ele revela a indústria mais destrutiva que o planeta enfrenta hoje - e investiga porque as principais organizações ambientais do mundo estão com muito medo de falar sobre isso. A agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água e poluição, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor Nesse documentário o Brasil foi citado diversas vezes. Assista para entender porque. 

 

green4. Green

Green é uma orangutango resgatada morrendo após a devastação causada pela produção de óleo de palma na Indonésia. O filme mostra como e para que foi feita essa devastação, e as terríveis consequências aos animais habitantes da área. O site do documentário trás informações como as empresas alimentícias e de cosméticos que compram esse mesmo óleo de palma, financiando essa devastação e sofrimento, e te convida a BOICOTAR essas empresas e produtos, para que você não seja mais um financiador. Filme sem cenas fortes, sem diálogos, extremamente sensível e perturbador.

 

 

da servidao moderna5. Da servidão moderna

A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.

 

nao mataras6. Não Matarás 

Não Matarás é um documentário brasileiro produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre experimentação em animais e suas consequências para os próprios animais, para o homem, para a educação e para o mercado.

 

 

 

 

 

 

silvestre noa e pet7. Silvestre não é pet

Documentário gravado no Brasil, discute a questão da domesticação e posse de animais silvestres em áreas urbanas e no convívio com pessoas. Seja por modismo ou por uma forma de excentricidade, o número de animais silvestres no meio urbano brasileiro vem crescendo. Todos os anos, milhares de animais silvestres são comercializados, de forma legal ou ilegal. Em cativeiro, sofrem por não terem suas necessidades naturais atendidas. Muitos dos que sobrevivem são negligenciados, maltratados e até abandonados. Com a apresentação de Fúlvio Stefanini, o "SILVESTRE NÃO É PET!" é narrado sob o ponto de vista da vida dos animais e explica que cada espécie tem um papel a cumprir em seu habitat. Não só isso, mas sofreu milhares de anos de evolução para se adaptar a ele e fazer sentido naquele contexto. No convívio com pessoas, são comuns os casos de mutilações, doenças físicas e psicológicas, fatores que os condenam ao eterno confinamento, sem chance de reintegração à natureza. Dessa forma, perdem sua função biológica, o que compromete a própria sobrevivência das espécies, a biodiversidade e o futuro do planeta. O documentário questiona se temos o direito de manter animais silvestres como animais de estimação (pet) em pleno século XXI e assim provocar danos ao próprio animal e à natureza. E faz um alerta de que o conhecimento é a chave para escolhas e atitudes compatíveis com o nosso tempo. A produção, que conta com depoimentos de fiscais do IBAMA, da Polícia Federal, além de cientistas, professores e protetores que acolhem em seus santuários, é uma realização da SOZED-SP -- Sociedade Zoófila Educativa de São Paulo.

 

423876 358752950823066 1179068246 n8. Segredos do Pedigree

O documentário chama a atenção para o alarmante problema que muitas raças de cães vem sofrendo devido as modificações genéticas das raças impostas pelo homem. Para adquirir um determinado padrão da raça no que se refere à beleza, as raças vem sofrendo diversas mutações feitas pelo homem. Muitas vezes tais mudanças são extremamente prejudiciais à saúde dos bichinhos.

 

reino pacifico9. Peaceable Kingdom - Reino Pacífico

Produzido pela Tribe of Heart, este documentário mostra a luta ética que travam cinco fazendeiros. De um lado, as forças da economia e da tradição familiar ditam que os animais devem ser tratados como produtos, seus propósitos cumpridos quando chegam ao matadouro. Do outro, sua consciência pede que respeitem os animais, que se importem com eles como seres individuais que têm uma forte vontade de viver. Com entrevistas e cenas de animais resgatados, Peaceable Kingdom: A Journey Home só deixa uma simples mensagem: "Abra seus olhos. Acredite no seu coração. Faça a jornada."

 

 

the corporation10. A corporação

A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

 

 

 

blacksfish11. BlackFish

O longa conta a história de Tilikum, a principal baleia orca do parque temático SeaWorld, em Orlando, Estados Unidos, responsável pela morte de três pessoas. Imagens fortes e entrevistas emocionantes compõem o painel e ajudam a entender o comportamento da espécie, o tratamento cruel no cativeiro, além de recuperar as trajetórias e mortes dos treinadores, pilares de uma indústria multibilionária. O filme convida o espectador a repensar nossa relação com a natureza e explicita o quão pouco os humanos estão dispostos a aprender com esses mamíferos. Dá pra assistir no Netflix!

 

 

a enseada12. A enseada

The Cove” mostra um grupo de ativistas ambientalistas que, munidos de equipamentos de filmagem com alta tecnologia e liderados pelo ex-treinador de golfinhos Ric O’Barry, vão até uma enseada em Taijii, no Japão, para registrar a chocante caça aos golfinhos e o cruel abuso desses animais. CURIOSIDADE: Ric O’Barry é o caçador do golfinho "Flipper", que se suicidou em seus braços por causa do confinamento e exploração para os filmes. Ric O’Barry também caçou golfinhos para o parque "de diversões" Sea World. Quando enxergou a maldade por trás disso, se arrependeu e resolveu mostrar isso ao mundo como forma de se desculpar a "Flipper".

 

behind the mask13. Behind the mask

Behind The Mask (por trás da máscara) é um documentário sobre ativistas dos direitos dos animais que invadem laboratórios e outras instalações que torturam animais para resgatar inocentes de uma prática antiga e cruel: a vivissecção. As ações são filmadas e fornecem imagens sobre o modo como os animais são tratados. Independentemente do que se pensa sobreas táticas do Animal Liberation Front, o filme é extraordinário.

 

 

 

 

a-galinha-que-burlou-o-sistema214. A galinha que burlou o sistema

Um curta metragem que Quico Meirelles, filho do direto Fernando Meirelles. Numa granja industrial, uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege sua vida, que determina seu destino. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.

 

 

 

 

bold native15. Bold Native - Coragem Nativa

É um longa metragem com enredo e atuação mesclados a imagens reais gravadas por ativistas infiltrados na indústra da exploração animal (fazendas, laboratórios,...). O filme tem um conteúdo abolicionsta muito bom! Na história, Charlie é o líder e a voz de um movimento conhecido por Bold Native. Este movimento organizado está espalhado por todos os Estados Unidos e o seu objetivo é salvar o maior número de animais possível, visando um futuro onde os animais são tratados de forma justa e sem serem mera propriedade. Charlie e os amigos são descritos pela midia como "terroristas", terroristas estes que perturbam o bom funcionamento de milhares de matadouros, laboratórios em universidades, grandes multi-nacionais ou a indústria farmacêutica. Randolph, o pai de Charlie, curiosamente presidente de uma multi-nacional que explora animais, vê-se envolvido no salvamento do seu filho assim que o FBI entra em contato com ele para descobrir o paradeiro do filho e o informa das ações ilegais dele.

 

EXTRAS: Atave - avicultura escancarada, A questão animal, Vida de cavalo, Jill's film, Nós, Forks over knives,...

 

Veja também nossas dicas de 10 livros de Direitos Animais AQUI

Artigos Relacionados:
default thumbnail image alt
7 passos para tirar fotos com bebês de tigres e leões
1. Faça a mãe procriar em cativeiro, longe do habitat natural deles. Com um mês, retire o bebê
default thumbnail image alt
Como fazer uma festa de aniversário vegana
Dia 8 de março é aniversário da União Libertária Animal (ULA). Em 2015 estamos completando 7 an
default thumbnail image alt
CONCLUÍDA! Campanha emergencial de união para salvar a vid
CONCLUÍDA COM SUCESSO! GRATIDÃO A CADA UM DA LISTA DE COLABORADORES, QUE AJUDARAM A SALVAR O OZZY!
default thumbnail image alt
6 datas representativas mundiais relacionadas aos animais
Imagem: Candice Sedighan   As datas representativas são importantes para darmos foco

Publicidade

  • vetipe

Busca

Fill out my online form.
 

Vídeo

1780772
Hoje
Essa semana
Esse mês
Total de visitas
37
596
10097
1780772

Seu IP 54.224.187.45
Agora