A alimentação humana nunca teve tanta atenção como nos dias de hoje. Ou seja, vivemos em um período onde nos é apresentado uma grande variedade de alimentos. Assim, desde os ultraprocessados, até frutas exóticas fazem parte do cardápio do homem moderno. Mas então, com tantas variedades de opções, qual será a melhor dieta para levar uma vida saudável?
Nesse contexto surgem diariamente várias hipóteses das melhores dietas e maneiras de preparar os alimentos. Portanto, nesse artigo vamos falar sobre a Dieta Paleolítica, seus benefícios e inconvenientes. Como também por que os seus adeptos acreditam que ela seja a mais adequada para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Por que a Dieta Paleo deveria ser o modelo para a dieta do homem moderno?
O homem tal como conhecemos hoje é o resultado de anos de evolução e seleção natural de um dos nossos ancestrais em comum. Desse modo, o nosso corpo está adaptado a vida nas condições da época paleolítica, já que hoje a seleção natural não tem muita influência na evolução da nossa espécie.
Sendo assim, a dieta paleolítica se baseia na ideia de que estamos geneticamente adaptados para comer o que comiam os nossos antepassados. Em outras palavras, nosso organismo deveria consumir apenas carne, verduras, peixes, frutas. Em contrapartida, deveríamos evitar os produtos lácteos e seus derivados, legumes e cereais.
A Dieta Paleolítica é considerada a dieta mais natural segundo os seus defensores
Os seguidores da dieta paleolítica defendem que ela é a dieta mais natural do seres humanos. Eles afirmam que nossos ancestrais se adaptaram ao longo de centenas de anos e que a dieta estabelecida por eles culmina na mais idônea para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Nesse sentido, os produtos derivados do trigo, os alimentos processados, a açúcar e os produtos lácteos são prejudiciais e não deveriam fazer parte da nossa dieta.
De acordo com a hipótese da Dieta Paleolítica, o alto consumo de proteína animal, gordura e verduras cruas e frutas são suficientes para uma dieta balanceada. Então, os outros produtos processados, tanto lácteos e seus derivados serão descartados. Além do mais, a dieta recomenda que as carnes procedam de animais alimentados de forma natural e que as frutas e verduras sejam as determinadas pela temporada.
Quais são os benefícios da Dieta Paleolítica?
Apesar dessa dieta restringir alguns tipos de alimento, não significa que ela não tenha seus próprios benefícios. De fato, um indivíduo com intolerância a lactose ou intolerância ao glúten, essa dieta tem benefícios diretos na vida dessas pessoas.
Além do mais, para quem segue ao pé da letra as suas diretrizes ela apresentará benefícios notáveis em relação a energia e os níveis de açúcar no sangue. Outro benefício notável da Dieta Paleo é a aparência mais saudável da pele e dentes mais protegidos, já que na dieta não está incluída a ingestão do açúcar.
Contraindicações da Dieta Paleolítica
Os estudos científicos que justificam algumas características da Dieta Paleo são suficientes para alertar sobre os malefícios de alguns alimentos. Porém, até mesmo para quem seguem a risca essa dieta, existem alguns inconvenientes que podem surgir ao aderir esse estilo de vida.
Em primeiro lugar, está o risco de problemas cardíacos já que uma dieta baseada principalmente em proteína animal pode provocar um aumento do colesterol LDL. Logo, os problemas renais são considerados como a segunda maior queixa dos problemas na adesão da dieta. Isso ocorre porque os rins precisarão trabalhar muito mais para eliminar uma maior quantidade de ureia da corrente sanguínea. Em suma, se você quiser começar a provar como a dieta paleo funciona na sua vida, o mais recomendado é buscar a ajuda de um nutricionista. Ele será responsável por monitorar o comportamento do seu corpo, assim, evitando qualquer tipo de sintoma indesejado.