A dieta Paleo está baseada na premissa de que os seres humanos ainda estamos adaptados geneticamente para o que comiam os nossos antepassados. Ou seja, no período paleolítico os seres humanos daquela época tinham uma dieta rica em carne, frutas, verduras, peixe e mariscos. Essa maneira de pensar sobre a alimentação é um contraponto a ideia de que uma alimentação saudável seja baseada na ingesta de vegetais, produtos lácteos e cereais.
Nesse sentido, a dieta paleolítica que também é conhecida pela dieta da idade da pedra ou dieta dos homens da caverna. Ela considera que os alimentos mais adequados para o ser humano são aqueles que estavam disponíveis na época, ou seja: a carne, o peixe, verduras, frutas e frutos secos. Esses alimentos aportaram ao seu organismo a quantidade de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes necessários. A dieta também propõem evitar o consume de açúcar e alimentos processados, mas também alguns alimentos que são considerados saudáveis como os legumes, cereais etc.
O que diz a ciência sobre a dieta Paleo
Visto que a ciência comprova a eficiência de novas tendências a dieta Paleo não deixaria de ser estudada por muitos pesquisadores. Devido ao importante fator de nos afastar dos produtos multiprocessados, cientistas estadunidenses concluíram que a dieta Paleo é uma opção muito recomendada. Ainda mais pelos benefícios sobre os lipídios e o controle da glicose no sangue, sendo então uma excelente alternativa para quem sofre de Diabetes tipo 2.
Um estudo realizado com adultos saudáveis demonstrou resultados surpreendentes. Ademais de reduzir a pressão arterial, algo muito bom para a saúde cardiovascular. Por outro lado uma pesquisa da Revista International Journal of Exercise Science foi observado uma significativa melhora na composição corporal, ou seja, uma redução do peso e da gordura corporal.
Quais são os alimentos permitidos no estilo de vida Paleo?
É denominada dieta Paleo o Paleodieta aquela alimentação que tenta imitar a dieta que tinham nossos ancestrais. No mundo Paleolítico quando o alimento era obtido predominantemente através da caça e recoleta de alimentos. Ou seja, é uma dieta sem nenhum tipo de alimento processado e hidratos de carbono, já que nela é predominante os alimentos de origem proteica. As verduras, frutas e hortaliças são admitidas e isso é o que marca a grande diferença com a dieta Keto.
Dessa forma, as principais fontes de hidratos são tubérculos, frutas, raízes e demais vegetais. As gorduras na dieta Paleo se obtêm através do azeite, abacate, colo ralado, azeitonas e em menor medida os frutos secos e sementes. Alguns temperos e especiarias também são aceitos nessa dieta.
Benefícios da dieta Paleo
Os defensores da dieta Paleo afirmam que esse tipo de alimentação implica benefício s para a saúde, tais como: a manutenção do equilíbrio e da energia no decorrer do dia. Conseguir que os níveis de açúcar no sangue sejam sempre estáveis e adequados. Melhor a pele e os dentes. No caso de pessoas que praticam atividade física, o treinamento é muito mais efetivo e fácil de completar. Reduz as alergias. Queima a gordura acumulada e previne a obesidade a largo prazo.
A combinação de carnes, pescados, verduras e frutas sacia o suficiente. Por isso essas pessoas que querem controlar o seu peso corporal não sentem a ansiedade da fome com esse estilo de vida. Além do mais, favorece a qualidade do sono.
Contraindicações da dieta Paleo
Apesar de existirem muitas vantagens nesse tipo de estilo de vida, ela também conta com alguns tipos de inconveniências para a saúde. Algumas contraindicações da dieta paleo são: problemas cardíacos. Essa é um tipo de dieta que está baseada em alimentos que são naturalmente ricos em gordura e proteínas animais. Por essa razão alguns destes alimentos podem provocar um aumento do colesterol negativo o LDL e uma diminuição do colesterol bom HDL.
Uma outra importante contraindicação é para as pessoas que sofrem de hipertireoidismo. Algumas das pessoas que passam a ter uma dieta com baixo conteúdo de hidratos de carbono podem ter a largo prazo, sintomas de hipertireoidismo. Isso ocorre porque depois de perder muito peso o corpo reduz a função da tireoide para economizar energia.