Porque as orcas sofrem em cativeiro?

orca baleia assassina
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 22 septiembre, 2020

É verdade que poderíamos considerar que o ser humano é o animal no topo da cadeia alimentar. Contudo, esse fato não justifica utilizar o sofrimento de animais como forma de entretenimento. Embora os parques aquáticos e zoológicos ainda sejam uma realidade na nossa sociedade. Por essa razão, fatalidades como as ocorridas com treinadores de orcas aconteceram e continuarão acontecendo.

Em outras palavras, a orca, também conhecida como baleia-assassina por suas incríveis habilidades de caça em grupo, não possuem registros de ataques ao homem em seu habitat. Em contrapartida, existem muitos casos registrados de ataques desses animais a humanos, quando estão em cativeiro.

Continuar lendo

Os direitos dos animais e tudo o que deveríamos saber a respeito

animal righ
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 6 abril, 2020

A lei animal não deve ser confundida com uma doutrina legal como a estrutura legal de alguns países onde o objeto da lei é a liberdade de conduta dos animais em seu ambiente natural e o tratamento que eles recebem em um habitat humano.

Os seres humanos sempre reconheceram certos animais como uma consideração especial que varia muito, dependendo do ambiente ou local cultural, desde o uso de animais a serviço do homem, através do bem-estar animal, até o tratamento ético de considerar que os animais também merecem ter certos direitos.

Tradicionalmente reconhecido, os direitos dos animais são as ideias postuladas por correntes de pensamentos como a corrente do movimento de libertação dos animais, independentemente da espécie, deve ser objeto de lei nos sistemas legais de cada país, onde até agora apenas essa categoria pertenceu a pessoas físicas e jurídicas, isto é, ao ser humano.
Continuar lendo

A crueldade de se manter aves em cativeiro

Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 6 abril, 2020

Independentemente dos motivos pelos quais algumas aves são engaioladas, para os propósitos subjetivos em questão, podemos dividir as aves em cativeiro, de acordo com sua origem em dois grandes grupos: aqueles de origem selvagem, ou seja, espécimes capturados em liberdade e as provenientes de reproduções em cativeiro, ou seja, espécimes nascidos de mães em cativeiro.

O cativeiro de pássaros selvagens nos parece, sem paliativos, uma tremenda crueldade. O maior castigo que pode ser imposto a um ser nascido livre é, precisamente, privá-lo dessa liberdade. A captura de animais protegidos e/ou ameaçados de extinção, todos os pássaros selvagens, tráfico ilegal, criação de novas aves em cativeiro para reprodução, o cativeiro atroz de perdizes e por aí vai a enorme lista de atrocidades que podemos nos deparar quando começamos a entender esse mundo da criação de aves em cativeiro.

Todos os anos, apenas na Amazônia, milhares de araras são capturadas ilegalmente e contrabandeadas das piores maneiras possíveis pelo Brasil e América Latina.
Continuar lendo