Será que o homem é infiel por natureza?

infiel
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 6 agosto, 2021

A maioria dos contos de fada normalmente terminam com uma das frases mais característica do gênero: “e viveram felizes para sempre”. Ou seja, uma premissa de que o amor entre o casal durou para sempre. Contudo, mesmo que o homem não seja tão promiscuo como as outras espécies, não se pode afirmar que sejamos exclusivamente monógamos.

Em realidade, no mundo animal os casos monogâmicos são bastante raros e em geral apenas 3% de todas as espécies de mamíferos a praticam. Desde o ponto de vista biológico esse tipo de conduta é excepcional. Logo, a única razão biológica que justifica essa opção está relacionada a segurança de poder gerar descendência. Mas será que é realmente assim? Nesse artigo vamos argumentar sobre as mais recentes descobertas relacionadas com o tema.

Continuar lendo

O oposto do medo não é a esperança

medo
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 22 abril, 2021

De acordo com a filosofia de Espinoza o medo consiste de um dos elementos essenciais da natureza humana. Segundo ele, esse sentimento se estende muito mais além do indivíduo, tendo efeitos positivos na sociedade, embora da mesma forma que possui a esperança.

O filósofo Baruch Espinosa disse que as duas emoções humanas básicas são o medo e a esperança. Em princípio, pode-se considerar que essa maneira de pensar cria uma espécie de antagonismo entre os dois sentimentos. Contudo, o medo se considera a expectativa de que algo ruim poderia acontecer, logo a esperança consiste na expectativa de que algo bom ocorrerá.

Continuar lendo

Ver aranhas depois de acordar, o que pode ser?

alucinações hipnopômpicas
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 16 noviembre, 2020

Muito mais comum do que parece alucinar quando estamos dormindo acontece com mais frequência do que imaginamos. Você já viu uma aranha enorme no seu quarto justo antes depois de acordado? Ou então escutou uma explosão quando estava quase adormecido? Se as respostas foram positivas, não se preocupe.

Ademais de ser um processo natural essas percepções vistas como reais, são frutos de processos alucinantes que produzem a nossa mente. Nesse sentido, essas percepções sensoriais são causadas pelas denominadas alucinações hipnopômpicas ou hipnagógicas.

Continuar lendo

Os zoológicos são prisões para animais?

zoo
Autor: Maya Paranhos Colares
Data da publicação: 7 abril, 2020

Jardins Zoológicos são lugares específicos para se manter animais selvagens podendo haver, ou não, a exibição desses para o público como forma de entretenimento. Além da exposição dos animais, que só poderiam ser observados na selva, estes lugares têm como finalidade o estudo dos hábitos e o comportamento dos mesmos e de ajudar a proteger espécies ameaçadas.

Contudo, em algumas unidades podem ser observados os maus-tratos que estes animais sofrem, desde a precariedade na alimentação até o confinamento cruel a qual os mesmos estão submetidos, o que acaba resultando na desnutrição e adoecimento dos mesmos.

Além disso, esses animais podem ser executados caso venham a oferecer risco a algum ser humano nestes locais. Esta realidade acaba se opondo à ideia real de um Jardim Zoológico, que consiste no estudo e na proteção dos animais em estado de vulnerabilidade. Levando em consideração esta realidade, cabe uma reflexão se os zoológicos podem ser tratados como um santuário ou como uma prisão para estes animais.

Continuar lendo