Muito mais comum do que parece alucinar quando estamos dormindo acontece com mais frequência do que imaginamos. Você já viu uma aranha enorme no seu quarto justo antes depois de acordado? Ou então escutou uma explosão quando estava quase adormecido? Se as respostas foram positivas, não se preocupe.
Ademais de ser um processo natural essas percepções vistas como reais, são frutos de processos alucinantes que produzem a nossa mente. Nesse sentido, essas percepções sensoriais são causadas pelas denominadas alucinações hipnopômpicas ou hipnagógicas.
Aranhas ou insetos inexistentes, o que poderia ser?
Pode até parecer que a loucura bateu a nossa porta, mas ver uma aranha antes ou depois de dormir pode até ser um bom sinal. Isso porque ver aranhas ou outros animais logo depois de acordar acontece por causa das alucinações hipnopômpicas. Neste caso, ver aranhas justamente antes de dormir se trata das alucinações hipnagógicas.
Dessa maneira as alucinações hipnopômpicas e hipnagógicas são fenômenos sensoriais causadas sem um estímulo externo real que sirva de gatilho. Assim sendo elas aparecem nos períodos de transição do sono vigília e versa.
Quais são as diferenças entre as alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas?
De certo modo a diferença entre ambas alucinações reside justamente no momento de sua aparição. Já que as alucinações são produzidas quando uma pessoa passa da vigília do sono, enquanto as alucinações hipnopômpicas aparecem quando a pessoa está acordando do sono.
Por esse motivo, as alucinações tanto hipnopômpicas tanto hipnagógicas, podem aparecer como um a fenômeno de forma isolada. Como também podem formar parte da sintomatologia de um transtorno como o da paralisia do sono ou a narcolepsia.
Caraterísticas das alucinações e por que alucinamos com animais?
Entre todas os fatores que caracterizam as alucinações e suas possíveis causas podemos citar algumas delas. Ou seja, exitem tipo de percepção sensorial que podem ser categorizados como alucinações visuais. Nesse sentido a alucinação hipnopômpica e hipnagógica são exemplos claros de alucinações visuais.
Além disso, outro fator que dá mais realidade a uma alucinação reside no fato de que as alucinações podem ser simultâneas. Em outras palavras, as alucinações podem parecer ainda mais realistas se contam com a presença de mais de um elemento.
Quais são as causas das minhas alucinações com aranhas e inseto?
Depois de viver a primeira experiência como a parálise do sono ou alucinações no sono, a primeira pergunta que surge consiste em: “Por que estou tendo essas experiências?” . De certo modo as parassomias são consideradas um conjunto de comportamentos ou fenômenos de caráter anormal que surgem no sono.
Assim sendo a sua aparição se relaciona com níveis elevados de estresse e ansiedade. Mas também estão relacionadas como o cansaço ou uma hora de sono irregular. Por essa razão esse fenômeno não tem nenhuma implicação direta na nossa saúde. Embora sirva como um indicador que devemos melhorar a higiene do nosso sono, como também evitar as situações de estresse que gerem ansiedade.